Que Bloco é esse? Criolo e Ilê Ayê

E o clima de carnaval já começa a tomar conta dos dias, mas com um grande embalo, pelo projeto da Petrobrás, reunindo artista do mundo pop com tradicionais blocos afro de Salvador, o primeiro videoclipe lançado foi o do Criolo Com o Ilê Ayê.

A iniciativa da Petrobras conta com encontros entre outros blocos afro e artistas consagrados da música brasileira. Além da gravação do clipe do Ilê, o bloco Muzenza também recebeu a banda Nação Zumbi no ensaio do dia 20 de janeiro; o Male Debalê tocou com o rapper Emicida no dia 22; e o Cortejo Afro recebe Preta Gil no próximo dia 30. Os vídeos com desses encontros musicais poderão ser vistos a partir de fevereiro, assim como os mini-documentários, que também serão produzidos sobre a história desses blocos. O projeto engloba ainda a cobertura dos desfiles no Carnaval de Salvador e envolverá também os blocos Okanbi, Os Negões, Bankoma e Olodum.

Criolo que há muito falamos aqui no blog, se destaca na cena musical, ganhando diversos prêmios como melhor disco do ano pela Rolling Stone, sempre fazendo trabalhos admiráveis.

Ilê Ayê: Criado em 1974, a riqueza sonora e plástica do bloco Ilê Aiyê é atração no Carnaval de Salvador. Hoje em dia, mais de 3 mil pessoas estão associados ao Ilê, trabalhando ativamente na manutenção desta tradição carnavalesca, que muito contribuiu em resgatar a história do negro no Brasil. Assim. um pouco da história africanizada, ou se preferir, da historia abrasileirada do negro no país, se tornou parte do patrimônio artístico cultural da Bahia, cujas tradições culminam todo ano no mais espetacular de todas as festas populares do planeta, o Carnaval.

Lançado oficialmente, neste sábado (28), na Noite da Beleza Negra, com direito a participação especial de Criolo, Dão e Arlindo Cruz, na Senzala do Barro Preto – o clipe, é uma ode ao Ilê Aiyê, exaltando a Liberdade – bairro com a maior população negra do Brasil – e mostrando um cotidiano valorizado pela simplicidade, auto-estima e respeito. ‘Que Bloco é Esse’ é dirigido pelo baiano Ricardo Spencer.

Confira!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s